Foto: Gustavo Oliveira/Londrina E.C

Após derrotar o Londrina, na noite desta quarta-feira, 22/02, o Ceará chegou a 3ª classificação em menos de 15 dias. A primeira delas veio há duas semanas, com vitória por 1 a 0, na 1ª fase da Copa do Brasil. No último fim de semana, o Vovô se garantiu na 2ª fase do Estadual restando ainda duas rodadas da fase inicial para serem disputadas. A última veio em jogo emocionante, no Estádio do Café. Depois de começar atrás no placar, o Mais Querido somou forças para virar a partida nos minutos finais.

Desde a dia que abriu o calendário de partidas do Ceará nesta temporada, 16/01, até ontem, 21/01, data do último jogo, se passaram exatamente 37 dias. Nesse período, o Vovô já disputou 13 partidas. É praticamente um jogo a cada três dias. Nenhum outro time da Série A jogou mais partidas que o Alvinegro. Mesmo assim, o Alvinegro vem correspondendo dentro de campo.

A saída para o técnico Marcelo Chamusca tem sido a rodagem do elenco nas disputas simultâneas das três competições. O revezamento do grupo serve para, além de possibilitar melhor avaliação das características de todo o plantel à disposição, poupar atletas para partidas decisivas e evitar as lesões.

“A qualidade desse grupo é indiscutível. Isso facilita na tomada de decisões. Eu sou uma pessoa que não me debruço sobre os problemas de calendário ou ausências de jogadores. Prefiro acreditar em quem vai jogar, pois já temos um padrão tático de jogo bem estruturado. A reposição de peças é sempre muito bem estudada juntamente com todos os departamentos ligados ao futebol. Eu costumo dizer que a tropa tem que ser o espelho do seu comando. Então, o poder de superação tem que partir de nós. E tem sido assim”, revelou Chamusca.

O Vovô desembarca na Capital, na manhã dessa quinta-feira, 22/02, mas se reapresenta para treinos somente amanhã, 23/02. Já classificado, o Ceará cumpre tabela no Estadual contra o Tiradentes, no sábado, 24/02, às 19h, no Estádio Presidente Vargas. Chamusca deve levar a campo um time modificado, sem as peças que atuaram contra o Londrina.

Na próxima semana, o Vovô volta a disputar a Copa do Brasil, desta vez em confronto diante do Atlético/PR. O jogo de ida está previsto para a Arena da Baixada, na quarta-feira, 28/01. A volta acontece na Arena Castelão, no dia 14/03 (quarta-feira). Os horários ainda não foram definidos pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).