Foto Reprodução / Vozão TV

Em coletiva de imprensa on-line, o técnico Guto Ferreira conversou com jornalistas nessa quinta-feira, 14/05. Mediada pelo assessor de imprensa Abreu Neto, a entrevista durou quase 40 minutos e foi transmitida ao vivo pelo canal da Vozão TV no YouTube. Com as atividades paralisadas, o treinador foi o terceiro entrevistado no sistema de coletivas on-line.

Nesta edição, Déo Luis, Lucas Catrib, Danilo Queiroz, Rodrigo Cavalcante, André Almeida, Luciano Rodrigues, Leonardo Costa, Denise Santiago e Felipe Sena foram os repórteres que participaram da coletiva de imprensa. O cearasc.com coletou algumas respostas do Guto Ferreira. Confira!

EMPECILHO DE TREINOS PRESENCIAIS E PERSPECTIVA DE VOLTA: “As dificuldades que moldam o ser humano. Temos que tentar aproveitar de alguma maneira esse tempo parado para desenvolver trabalhos. Jogadores aprendem, agora, no visual e auditivo. Tentamos fazer com que o jogador assimile com algumas observações através de plataformas tecnológicas. Na hora que formos para dentro do campo, espero que eles possam ter maior clarividência do que foi passado”.

O QUE PODE SER FALADO DA PARTE TÁTICA: “Pegamos fotos e vídeos do Ceará. Daquilo que fizeram muito bem feito e daquilo em que podem ter falhado. Colocamos para cada atleta a melhora para isso tudo. Não tenho como te dizer se vai mudar muito ou pouco. Eu tenho a minha maneira de trabalhar. Enquanto eu não sentir dentro do campo tudo que for positivo ou que pode ser melhorado, não tenho como dizer se vai mudar muito. A ideia é que a equipe tenha variações; tenho plantel para isso. Mas isso vai depender do momento dos jogos para que a gente possa sentir melhor as funções de cada um dentro de campo”.

GUTO JÁ TREINOU ALGUNS ATLETAS DO ELENCO DO CEARÁ: “Isso favorece bastante. Com todos que conheço, já conseguimos vencer algum título. Isso traz confiança para o nosso trabalho. Eles já sabem a nossa maneira de trabalhar. Além do respeito e confiança, também abre portas com os outros jogadores”.

“A gente precisa acreditar. Não podemos perder tempo, pois não sabemos qual período teremos para treinar depois que tudo voltar. Temos que seguir nos preparando nos primeiros jogos. O processo não para; nos aprontaremos durante as competições. Quem disser que está pronto logo no primeiro jogo fatalmente vai cair no segundo turno, porque não se preparou da maneira adequada”.

CONDICIONAMENTO FÍSICO E INTERFERÊNCIA DISSO NA FORMATAÇÃO DO TIME: “É uma coisa totalmente diferente. Se eles ficam muito tempo parados, acabam baixando a condição física.  E mais tempo vão demorar para voltar à condição que eles estavam. Precisamos administrar isso. Dentro do tempo que teremos, vamos pensar o que fazer para recuperar o plantel do Ceará, mas sempre buscando o melhor time para entrar em cada jogo. Levando em conta, principalmente, o desgaste do grupo, fica muito claro que em alguns momentos vamos ter que prevenir ao invés de tentar a sorte”.

“É óbvio que eles perderão valências físicas. Temos que observar fatores como entrosamento, condição física, recuperação de ritmo e assimilação de modelos de treino e jogo. Uma coisa muito marcante que me deixou muito feliz foi ver o foco e a fome de resultados que eles têm. Isso deve dar muita força e superação para passar por toda essa fase de readaptação para retomar o Ceará ainda mais forte”.

RODÍZIO DE ATLETAS: “Pensando na parte física, teremos que oportunizar mais atletas para dar rodagem ao elenco. Dessa maneira, mais atletas jogarão, mas, em contrapartida, o conjunto da sua equipe não vai se firmar de uma maneira tão enfática como se jogassem com poucas alterações. Quando isso acontece, ritmo e confiança ficam mais fortalecidos”.

Clique aqui para assistir à coletiva completa.

 

Departamento de Comunicação - CSC