Foto: Fernando Oduber / Deportivo La Guaira

Pelo segundo ano consecutivo em campeonatos internacionais, o Ceará vai participar da CONMEBOL Sudamericana 2022. No grupo G, o Alvinegro de Porangabuçu terá três adversários na fase de grupos e um deles será a equipe venezuelana Deportivo La Guaira. Conheça abaixo um pouco da história desta equipe.

História
O Deportivo La Guaira, anteriormente chamado de Real Esppor Club, foi reformulado em agosto de 2013, após a venda para empresários que visavam o crescimento da base do futebol na Venezuela.
Localizado em Caracas, capital federal da República Bolivariana de Venezuela, ‘El Naranja’ (A Laranja) joga como mandante no estádio Olímpico UCV, um dos palcos em que o Vozão irá jogar na competição. A capacidade do equipamento é de 25 mil torcedores.

Atualmente comandado por Daniel Farías, o time disputa a 1ª divisão do Campeonato Venezuelano. Em 2020, O Dep. La Guaira levantou a taça de campeão da competição. Além disso, a equipe é bicampeã da Copa Venezuela nos anos de 2014 e 2015.

La Guaira na CONMEBOL Sudamericana
Na CONMEBOL Suldmericana, o clube já teve participações em três edições: 2014 - ficando na primeira fase com um empate e uma derrota; 2015 - chegando à segunda fase da competição com dois empates, uma vitória e uma derrota e 2016 - ano em que o time chegou até as oitavas de final.

A equipe também já disputou a CONMEBOL Libertadores em 2019, avançando para a 2ª fase, e 2021, caindo na fase de grupos.

Em 2022, o clube disputará pela quarta vez a competição sul-americana, depois de ter vencido, na primeira fase, jogos diante da equipe CD Hermanos Colmenárez. No jogo de ida, o clube venezuelano perdeu por 2 a 0. No jogo da volta, em casa, a equipe venceu por 3 a 0, com gols de Sergio Unrein, Jiovany Ramos e Yohan Cumana, classificando-se para a fase de grupos.

Duelo diante do Alvinegro
As equipes irão se enfrentar nas rodadas 2 e 4 da competição. O primeiro jogo está marcado para o dia 12 de abril, fora de casa, no estádio Olímpico UCV, às 19h15 (horário de Brasília). No segundo duelo, o Mais Querido vai jogar em casa, na Arena Vozão, no dia 03 de maio, às 21h30 (horário de Brasília).

Todas as partidas terão transmissão da CONMEBOL TV.

Saiba todas as informações sobre datas, horários e locais dos jogos do Vozão na fase de grupos clicando aqui.

Jessyka Freitas - Departamento de Comunicação / CSC