(Foto: Divulgação/CearaSC.com)

O Ceará planeja receber partidas do Campeonato Brasileiro, em Carlos de Alencar Pinto, a partir da segunda quinzena doo próximo mês de agosto. A mobilização do clube surgiu a partir da recente medida adotada pelo Governo do Estado, que estabeleceu um intervalo mínimo de 48 horas ininterruptas para a realização de partidas realizadas na Arena Castelão.

Para que o Alvinegro possa receber os jogos da Série A em suas dependências, o clube irá fazer ajustes na estrutura atual do estádio Vovozão na intenção de receber a liberação para sediar as partidas.

O Diretor de Patrimônio do Ceará, Afonso Lobo, conversou com o cearasc.com e explicou todas as adaptações necessárias para que essas partidas possam acontecer em Porangabuçu.

As mudanças na estrutura física contemplarão o espaço para acolhimento dos ônibus das equipes, o vestiário do time visitante, a sala de arbitragem, banheiros femininos e a sala do VAR.

O Ceará construiu estacionamento para receber os ônibus das delegações envolvidas nos jogos. O espaço também servirá de abrigo para acomodar os ônibus do futebol profissional e futsal do Mais Querido. 

O vestiário da equipe visitante também foi totalmente reformado. Segundo Afonso Lobo, o espaço ficará totalmente funcional e oferecendo as condições ideiais de acomodação para os atletas. O clube também reformou os banheiros femininos para uma eventual participação feminina no quadro de arbitragem das partidas. “Estamos concluindo a reforma no vestiário dos visitantes no nosso estádio. Nossa intenção é a de entregar um espaço totalmente apto para que os atletas tenham condições de exercer sua atividade profissional”, disse Afonso.

A sala de arbitragem foi outra área contemplada na reforma do espaço físico de Porangabuçu. O ambiente foi ajustado para o melhor acolhimento dos responsáveis por dirigir as partidas.

A sala do VAR ainda precisa de alguns detalhes para ser finalizada. O Diretor de Patrimônio explicou ao site oficial do clube que já entrou em contato com a CBF e requisitou as especificações técnicas de espaço físico e lógica (cabeamento) para realizar os ajustes necessários para o ambiente. “Já entramos em contato com a CBF e estamos aguardando a resposta para finalizar essa demanda. O VAR tem algumas especificações que precisamos alinhar para entregar o melhor ambiente para os árbitros”, explicou.

O gramado do Vovozão, elogiado pelo técnico Guto Ferreira em algumas entrevistas, também vem recebendo uma atenção especial. Afonso ressalta que o Ceará fez um investimento recente em máquinas que ajudam na manutenção da qualidade do grama de Porangabuçu. O Diretor do clube disse que a condição atual do campo de jogo do Mais Querido é superior a do início do ano. “Além da aquisição de maquinário e da nossa mão-de-obra, nós também estamos com uma empresa parceira que vem dando o suporte necessário para realizarmos a manutenção diária no nosso gramado. Posso te afirmar que, falando de gramado, nós temos hoje uma condição melhor que a do início de 2021”, conclui Afonso.

Com essas adaptações concluídas em Carlos de Alencar Pinto, o clube ficará preparado para receber qualquer partida da atual edição do Campeonato Brasileiro.

Abreu Neto - Departamento de Comunicação CSC