Foto: Felipe Santos/cearasc.com

Em menos de 24 horas, o Vozão conhecerá seus adversários na fase de grupos da Copa Sul-Americana 2022. Ao meio-dia desta sexta-feira, 25/03, a Conmebol realizará o sorteio oficial dos grupos da competição. O evento oficial para o sorteio será realizado na sede da entidade, em Luque, no Paraguai, e terá transmissão do Facebook oficial do Ceará SC. 

Regras do sorteio
Os 32 clubes garantidos na fase de grupos da Copa Sul-Americana 2022 estarão divididos em quatro potes para o sorteio. A divisão foi realizada com base no ranking da Conmebol. Ocupando a 107ª colocação na listagem anual da entidade, o Vozão estará no pote 3 do sorteio desta sexta-feira. 

Confira abaixo o pote alvinegro e os outros potes do sorteio: 

Foto: Divulgação/Conmebol 

Na fase de grupos da Copa Sul-Americana 2022, o Vozão poderá encarar os clubes de fora do pais. Desta forma, não poderá ficar na mesma chave dos outros representantes brasileiros (Santos, São Paulo, Internacional, Cuiabá e Fluminense).

Fórmula de disputa
Ao todo, a Copa Sul-Americana 2022 é composta por seis fases. Na primeira delas, equipes de Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela se enfrentaram em duelos entre clubes de um mesmo país. Desta fase, um total de 16 equipes se classificaram  para a fase de grupos (momento em que o Ceará, os outros brasileiros e os clubes argentinos classificados para a competição entram na disputa). 

Além dos times já classificados para a Copa Sul-Americana, os quatro clubes eliminados na última fase anterior à fase de grupos da Taça Libertadores da América se juntaram aos outros 28 clubes para a formação da próxima fase da Sul-Americana. 

Nesta fase (a ser sorteada na tarde de amanhã) os clubes estarão divididos em oito grupos de quatro equipes cada. Para a fase de mata-mata, classificam-se os líderes de cada um dos grupos. 

Os oito times que terminarem a fase de grupos na liderança de seus grupos se unirão aos terceiros colocados de cada um dos grupos da primeira fase da Copa Libertadores. 

Fase de mata-mata
A partir daí, depois de um novo sorteio para definir o chaveamento dos confrontos das oitavas de final, os clubes jogarão oitavas, quartas, semis e finais. Segundo o regulamento, as fases oitavas, quartas e semifinais serão disputadas no sistema ida e volta. Nestas fases, classificam-se os times que, na soma dos dois jogos, tiverem mais pontos. Em caso de empate nos pontos (ex.: uma vitória para cada time ou dois empates), o critério para a decisão será o saldo de gols. Persistindo o empate, o vencedor sairá na disputa de pênaltis. 

 A decisão da Copa Sul-Americana acontecerá em jogo único a ser realizado no estádio Mané Garrincha, em Brasília. Será considerado o campeão da Copa Sul-Americana, o clube vencedor nos 90 minutos. Em caso de empate, a decisão será decidida em prorrogação de 30 minutos. Caso persista a igualdade, o título será decidido nos pênaltis. 

O time vencedor da Copa Sul-Americana garante vaga na Recopa Sul-Americana, competição disputada entre o campeão da competição e o vencedor da Copa Libertadores da América. 

Possíveis datas
A previsão é que a fase de grupos da Copa Sul-Americana 2022 tenha início na semana do próximo dia 05/04, sendo
disputada até meados do fim de maio. 

Serviço 
Sorteio da fase de grupos da Copa Sul-Americana
Data: 25/03/2022
Horário: 12h
Local: Sede da Conmebol - Luque/PAR 

Matheus Pereira/Departamento de Comunicação - CSC