(Foto: Israel Simonton/CearaSC.com)

Concentrados desde o primeiro dia da apresentação, na última terça-feira, 02/01, os atletas do Ceará serão submetidos nos próximos 10 dias a uma rotina exaustiva de treinos, avaliações, testes e exames clínicos. A ideia é aproveitar ao máximo a curta pré-temporada antes das estreias do Nordestão e Campeonato Cearense. Já comum em clubes brasileiros, o confinamento já no início do ano serve primordialmente para a melhor readequação no preparo físico dos atletas.

“É importante ter todos esses jogadores em período integral aqui no Clube. Assim, podemos ter um controle melhor e mais qualificado na alimentação. Além disso, a recuperação entre um treino e outro é melhor, e, consequentemente, isso vai gerar uma performance melhor na execução do trabalho”, esclareceu Roger Gouveia, preparador físico do Ceará.

Para além do melhor monitoramento dos jogadores, visando melhorias técnicas e físicas, as concentrações em pré-temporada também servem, segundo Gouveia, para gerar maior envolvimento do grupo com a própria causa do Ceará. “O clube não pode ser só um local de treinamento onde você passa o dia e vai embora. É importante que o atleta conheça todos os departamentos, os funcionário e comece a construir um vínculo de relacionamento saudável com todos os companheiros de campo”, revelou.

Com muitas peças novas no time, a comissão técnica aproveita esse período para avaliar o perfil de cada atleta. No Ceará, hoje, há uma integração de todos os departamentos que cuidam do setor de futebol. Isso se dá também inclusive no aspecto físico. “Isso favorece em todas as atividades de pré-treino, mas também na recuperação dos atletas no pós-treino. Mesmo com o tempo curto, temos a melhor condição de trabalho aqui. Por conta disso, conseguimos qualificar todos os aspectos das partes física, tática, técnica, de recuperação e também no relacionamento do elenco”, finalizou.

Dando sequência na pré-temporada, o Ceará segue com os treinos no Vovozão em dois turnos. Nessa sexta-feira, 05/01, pela manhã, o grupo realizará exames clínicos no Hospital Unimed, parceria do Ceará S.C. A partida que abre o calendário de jogos do Alvinegro em 2018 acontece no dia 16 de janeiro (terça-feira), contra o Salgueiro, às 22 horas (horário cearense), no Estádio Cornélio de Barros, em Pernambuco.