(Foto: Divulgação/CearaSC.com)

Começa nessa quinta-feira (2) a 12ª edição do Cinefoot, o maior festival de cinema de futebol do mundo. O Ceará Sporting Club, com a obra “O Penta”, participará da edição deste ano, que, por conta da pandemia do novo coronavírus, irá acontecer toda de forma virtual.

Ao todo serão exibidos 29 filmes, que estarão divididos em duas categorias: curtas e longas-metragens. Com 27 minutos de duração, “O Penta” vai concorrer na categoria de curta-metragem com outros 19 filmes. O festival começa nesta quinta-feira, às 20h, mas a produção alvinegra irá ao ar na sexta-feira (3), às 19h, e ficará disponível até o domingo (5), 19h. Confira a programação completa clicando aqui.

Os filmes vencedores serão definidos exclusivamente por meio do voto do público, que poderá avaliar por meio de cédula virtual após cada exibição. Para se cadastrar, basta acessar o site INNSAEI.TV, a plataforma oficial de exibição do Cinefoot 12. Dentro do portal, o torcedor precisará informar seu nome, e-mail e criar uma senha. Feito o cadastro, é só clicar em “acessar” no canto superior direito da tela e conferir os títulos da mostra.

O curta-metragem “O Penta” conta a história dos cincos títulos estaduais do Ceará conquistados entre os anos de 1915 e 1919, e foi contado na perspectiva de um torcedor, que vai desvendando a história dos triunfos do Alvinegro. O filme foi dirigido pelo cineasta Israel Branco, que conversou com exclusividade ao CearaSC.com e falou sobre a obra.

“O processo do filme foi bastante fluido. Como o processo jurídico relativo ao reconhecimento dos campeonatos já havia sido concluído há anos, o trabalho foi muito menos de pesquisa e muito mais de situar essa narrativa na linguagem audiovisual. O processo de gravação foi muito intenso e durou poucos dias. A edição foi um pouco mais longa, mas mesmo assim foi bem direta. A partir do momento em que fechamos a ideia e sabíamos o filme que queríamos fazer, foi fluido”, disse o diretor.

O filme indicado para o festival faz parte de um projeto audiovisual de resgate da memória do clube idealizado pelo Centro Cultural. O historiador Thiago Eloi falou sobre a indicação e os trabalhos feitos nesse sentido.

“A gestão entende a importância de promover a história do clube em várias frentes. Com a produção de documentários que tratam de conquistas do Ceará, estamos divulgando a nossa história centenária para milhares de torcedores e naturalmente cria-se um sentimento de pertencimento ao clube no torcedor alvinegro, o que desperta um anseio de proteger, cuidar e divulgar o Ceará Sporting Club”, enfatizou Thiago.

Para facilitar a acessibilidade dos espectadores, também é possível acompanhar os filmes pelo aplicativo da Innsaei.tv, nas lojas de aplicativos da AppStore e Google Play, seguindo os mesmos passos descritos acima para o cadastro. Tudo de forma online e gratuita.

Abreu Neto - Departamento de Comunicação CSC