Foto: Felipe Santos/cearasc.com

Na tarde desta terça-feira, 22/09, o Ceará Sporting Club realizou a segunda palestra de conscientização sobre a campanha do setembro amarelo. Foram dois dias de muita conversa, trocas de experiências e dicas sobre o cuidado com a saúde mental. Todo o ocorrido foi em parceria com a Unimed Fortaleza, parceira do Vozão. 

 

A primeira palestra ocorreu no dia 15/09 e foi voltada para os atletas do futsal adulto do Mais Querido. Segundo Costa, Coordenador Técnico da modalidade no Vozão, caracterizou a palestra da melhor forma. “Foi uma palestra sensacional. É um tema difícil de ser abordado, mas do ponto de vista preventivo foi essencial. Foi tudo muito didático, onde pudemos tirar todas as dúvidas”, afirmou. 

“Falar no suicídio não algo digno de vergonha, mas sim algo necessário. É buscar se prevenir e procurar um novo sentido para a vida”, completou Segundo.

Já a segunda conversa foi com a equipe do futebol feminino do Mais Querido e se deu nesta terça-feira, 22/09. Rodrigo Rocha, gestor da pasta, salientou que a ação é de extrema importância, pontuando que este assunto é válido para todos, independente de estarem ligados ao futebol. “Foi uma iniciativa do clube, na pessoa da Ana Cláudia, assistente social do clube. É algo de extrema importância para todos nós, não só para atletas e comissão. É algo relevante para todas as pessoas da sociedade”, afirmou. 

Por fim, conversamos com Ana Cláudia Dias, assistente social do Ceará Sporting Club falou sobre a ação. Em sua fala, Ana comenta que esta é mais uma prova que o Vozão sabe de sua importância social na sociedade e do dever social que tem não só com seus atletas, mas com todos os seus torcedores.  “O Ceará vem mostrando o compromisso com a responsabilidade social, não só com os atletas, mas também com a nossa torcida e nossa sociedade. Atualmente, vivemos uma pandemia no mundo todo, mas o suicídio é uma epidemia e a gente precisa levar isso à tona e precisa discutir esse assunto”, finalizou. 

Sobre o Setembro Amarelo
O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. No Brasil, foi criado em 2014 pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), com a proposta de associar à cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro).

De acordo com dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em setembro de 2019, a cada 40 segundos uma pessoa se suicida no mundo e mais de 800 mil pessoas acabam com a própria vida ao ano.

 Departamento de Comunicação - CSC