O IDE comparou o desempenho dos principais clubes brasileiros e o Vozão conseguiu 51,6 pontos
(Foto: Divulgação/CearaSC.com)

Em pesquisa promovida pela Maksen Consulting e a Trevisan Escola de Negócios, o Ceará Sporting Club foi um dos destaques no Índice de Desenvolvimento Esportivo (IDE). O Mais Querido está no Top 10 dentre todos os clubes brasileiros, ocupando a nona posição.

A pesquisa divulgada na revista Época avaliou os principais clubes brasileiros, levando em conta a infraestrutura, recursos humanos, governança, organização, captação, desenvolvimento, marca, resultado financeiro, social e esportivo, além de ter como objetivo comparar o desempenho dos clubes, diagnosticar se estão na trajetória para ter bons resultados e viabilidade financeira, sinalizar seus pontos fracos e ajudá-los a melhorar.

Apenas 30 clubes no Brasil foram selecionados para fazer parte do estudo e, segundo Fernando Ruiz, da consultoria Maksen, a maioria dos clubes ainda gasta mais do que arrecada, causando um deficits em seus demonstrativos e aumentando o endividamento.

Contando com aproximadamente 8.000 Torcedores Oficiais adimplentes, o Ceará Sporting Club tem sua torcida como principal fonte de renda. Além disso, a grande presença de torcedores nos jogos do Alvinegro contribuem para que o clube consiga cumprir com suas obrigações financeiras.

Confira abaixo o ranking dos dez clubes do futebol brasileiro mais bem classificados no Índice de Desenvolvimento Esportivo (IDE):

1º - Atlético/PR - Nota 68,3
2º - Internacional/RS - Nota 65,1
3º - Vitória/BA - Nota 63,4
4º - São Paulo/SP - Nota 63,0
5º - Cruzeiro/MG - Nota 60,7
6º - Santos/SP - Nota 58,5
7º - Palmeiras/SP - Nota 58,1
8º - Flamengo/RJ - Nota 58,0
9º - CEARÁ/CE - Nota 51,6
10º - Avaí/SC - Nota 51,0

A maior torcida e o maior clube do Estado comemoram o crescimento recente, enquanto isso, a direção do clube segue trabalhando para manter a evolução alvinegra.

Parabéns, torcedor alvinegro! Esta vitória também é sua!