Em 1994, a partida final contra o Grêmio, em Porto Alegre, foi marcada por polêmicas com a arbitragem.
(Foto: Divulgação)

A partida desta terça-feira, 17/05, contra o Joinville/SC, na Arena Castelão, marcará a centésima disputa do Ceará em Copas do Brasil. A primeira edição da competição nacional é foi em 1989; no entanto, naquele ano, o Vovô não disputou. Um ano depois, desta vez com presença alvinegra, o Alvinegro estreou com empate de 2 a 2 diante do Ríver, do Pauí, em Teresina. 

Outro time piauiense que entrou para a história do Alvinegro na competição é o Picos, sofredor da maior goleada dos 99 jogos disputados pelo Mais Querido. Um 5 a 0 em plena casa do adversário. Naquela quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010, o Ceará tinha Paulo César Gusmão como técnico. Por falar em treinador, é Dimas Filgueiras quem detém a marca de maior número de partidas à frente do Vovô em Copas do Brasil. Por 20 jogos, o Soldado Alvinegro comandou o elenco do Vozão na competição; inclusive na melhor campanha, em 1994, quando o time foi vice-campeão do torneio. O técnico Sérgio Soares vem logo em seguida; é o segundo treinador com maior número de jogos. Hoje, contra o Joinville/SC, será a 11ª oportunidade dele.

Dos 99 jogos disputados até agora, o Vovô venceu 41 vezes, empatou outras 33 e perdeu 25 vezes. O aproveitamento até agora é de 60,7%. Na noite desta terça-feira, 17/05, na centésima partida do Vozão na Copa do Brasil, Ceará x Joinville se enfrentam, em jogo de volta, pela 2ª fase da competição nacional. Em Santa Catarina, o Alvinegro venceu o Coelho por 1 a 0 e trouxe vantagem para a Arena Castelão. Qualquer empate dá a classificação para o Mais Querido.

(As informações são da Diretoria de Biblioteca, Cultura e Documentação do clube)


Israel Simonton
Assessor de Comunicação
(85) 3023-9040 / 3023-4544
[email protected]