(Foto: Maurício Paulucci)

O torcedor do Ceará teve uma tarde aflita neste sábado, 21/11, afinal a equipe cearense foi até Belo Horizonte/MG para encarar o América/MG e conseguiu sair de campo com um empate, que pode ser decisivo no fim da competição. O Vovô abriu o placar com Siloé, mas os donos da casa conseguiram a igualdade ainda no primeiro tempo. O resultado deixa o Alvinegro com a necessidade de vencer o jogo seguinte, diante do Macaé, para assegurar a permanência no Campeonato Brasileiro Série B.

O jogo começou com o América/MG tentando logo aos dois minutos, em chute de Marcelo Toscano, que saiu pela linha de fundo. A resposta do Ceará veio três minutos depois, quando Alex Amado entrou na área e chutou com força, mas mandou pelo lado direito do gol. Com 11 minutos, Rafael Costa recebeu na área e ajeitou para Siloé, que finalizou de primeira e mandou para o fundo das redes de João Ricardo, abrindo o placar da partida.

O gol empolgou o time cearense, que passou a arriscar mais. Alex Amado tentou aos 17 minutos, mas parou no camisa 1 adversário. Cinco minutos depois, Baraka tentou de fora da área, mas João Ricardo trabalhou bem e evitou o segundo gol.  Aos 15 minutos, Rafael Costa tentou em chute colocado, em cobrança de falta, no entanto a finalização passou por cima do gol.

O América/MG passou a tentar na bola aérea e Richarlison desperdiçou boa chance. Já aos 43 minutos, em sequência de falta inexistente assinalada para os donos da casa, Wesley Matos recebeu cruzamento e mandou para o fundo do gol, empatando o duelo no Estádio Independência: 1 x 1. Nos minutos finais, poucas chances foram criadas e os dois times foram para os vestiários com a igualdade no marcador.

A etapa final começou com o Vovô buscando o segundo gol. No primeiro instante Rafael Costa tentou duas vezes, mas não conseguiu acertar o alvo. Com 12 minutos, Baraka tentou de fora da área, mas mandou pelo lado direito do gol. Quatro minutos depois, Fernandinho cobrou falta colocada e quase marcou, porém a finalização passou rente à trave direita.

Aos 19 minutos, o árbitro expulsou Siloé e Alison, após discussão dos dois jogadores. Com cada time com dez jogadores, o campo teve espaços livre e o América/MG teve duas grandes chances. Na primeira, Charles salvou chute de Pablo quase em cima da linha. Em seguida, Éverson fez grande defesa em chute rasteiro de Tony. Depois disso, Lisca mandou o time para o ataque e colocou Fabinho, Mazola e Júlio César nas vagas de João Marcos, Rafael Costa e Alex Amado, respectivamente.

O Ceará pressionou muito em busca do segundo gol, mas as chances criadas não foram bem aproveitadas. A melhor oportunidade aconteceu em chute de Mazola, que parou na defesa de João Ricardo. Depois do apito final, o time mineiro comemorou o acesso à Série A, enquanto o Ceará vai levar a decisão do seu futuro para a rodada final, quando vai encarar o Macaé, na Arena Castelão.

A delegação alvinegra volta para casa neste domingo, 22/11, mas a reapresentação geral acontecerá na próxima segunda-feira, 23/11. Na rodada decisiva, o Vovô recebe o Macaé e precisa vencer para se manter na Segundona.

Saiba mais sobre América/MG 1 x 1 Ceará: http://vozao.net/1GZcqkG.