Foto: Pedro Chaves/CearaSC.com

Foi grandiosa a campanha do Ceará no Campeonato Brasileiro de Aspirantes 2020. Com o título conquistado diante do Vila Nova/GO, no último domingo, o time alvinegro passou a dividir atenções no cenário nordestino com outro clube da região, o Vitória/BA. Os dois clubes são os únicos do nordeste com títulos nacionais de base em competições oficiais CBF.

Nas duas últimas décadas, o Rubro-Negro Baiano conquistou dois títulos nacionais de base, sendo uma Copa do Brasil Sub-20 em 2012 e uma Copa do Brasil Sub-17 em 2015. Cinco anos depois, o Ceará voltou a colocar holofotes sobre a região, com a conquista do Brasileirão de Aspirantes 2020 e o momento é muito significante para as categorias de base do clube.

Apontado pelo portal DaBase.com.br como o time nordestino mais bem sucedido no ranking nacional de futebol amador, segundo o último levantamento de março de 2020, o Ceará é hoje o 11º colocado nacional, quando considerados títulos e vice-campeonatos.

Quando considerados apenas os primeiros lugares, a base do Vozão está ainda melhor na foto. Chega à nona colocação e ultrapassa Vasco da Gama/RJ e Atlético/MG em conquistas.

Números que são comemorados por toda a equipe que compõe o corpo técnico e administrativo da base do Mais Querido. Em entrevista concedida após o título para a Vozão TV, um dos treinadores da base, Fábio Caponi externou o sentimento por essa conquista. "Não tenho palavras para adjetivar o momento. O grupo todo está de parabéns. A gente trabalhou muito para essa conquista se concretizar", destacou.

Ele lembrou, ainda, do vice na Copa do Nordeste Sub-20 que também comandou, em 2019. "Tivemos um poder de superação muito grande. Tínhamos batido na trave na Copa do Nordeste Sub-20 em 2019 e esse ano a gente conseguiu, graças ao trabalho de todos. Parabenizo os atletas que acreditaram e compraram a ideia. Título mais que justo para a melhor campanha da temporada", lembrou Fábio Caponi.

Em um ano atípico como 2020, o Ceará alcançou um outro grande feito: a convocação de dois de seus atletas para a Seleção Brasileira Sub-17. O meia David e o atacante João Victor foram os nomes coroados pela CBF. Notícia essa que galvanizou o trabalho continuado do Mais Querido junto às suas categorias amadoras. Não à toa, o Vozão é o mais tradicional Clube Formador do estado certificado pela confederação.

Em fevereiro se encerra o calendário 2020 para a base alvinegra, com a realização do Campeonato Cearense Sub-20. O campeonato deve começar e terminar ainda esse mês. Com a permanência do time profissional matematicamente garantida na elite do futebol nacional, além da Copa do Nordeste Sub-20, o time estará presente em pelo menos outras três competições nacionais de base da Confederação Brasileira de Futebol.

Departamento de Comunicação - CSC