Foto: Felipe Santos/cearasc.com

Oito dias apenas separam o Ceará da estreia na Copa São Paulo, maior competição de categorias de base do País, e que abre o calendário anual de campeonatos do futebol brasileiro. Essa será a 50ª edição do certame. Quem comanda o Vovô na Copinha é o técnico Luiz Felipe Santos.

Formado por atletas com até 19 anos, a equipe alvinegra vive uma rotina de treinos na Cidade Vozão. A estreia do Ceará é diante do Ceilândia/DF, às 15 horas (horário cearense), em Andradina, interior paulista. Nessa reta final de preparação, o foco dos trabalhos é concentrado nos aspectos táticos. Para o treinador do Mais Querido, o time, reformulado com novas contratações em 2018, evoluiu bem no decorrer do segundo semestre.

Isso porque o Ceará fez questão de dar rodagem a atletas mais jovens na Taça Fares Lopes, além das disputas da Copa do Nordeste Sub-20 e Taça Marcelo Vilar. “Tivemos que dar uma encaixada nesse time. Todo um trabalho de planejamento foi desenvolvido para essa Copa São Paulo. A equipe vem evoluindo. Queremos chegar longe na competição e vamos trabalhar duro para isso”, disse Luiz Felipe.

Nessa quinta-feira, 27/12, o time realiza match-treino, à tarde, contra o Floresta, no CT do Verdão. Na sexta-feira, novo treinamento na Cidade Vozão, iniciando às 9 horas. No sábado e domingo, fim de preparação em solo cearense com trabalhos no turno da tarde. O grupo segue viagem para São Paulo às 15 horas da segunda-feira, 31/12.

Além do Ceilândia/DF, o Ceará divide o Grupo 01 com Andradina/SP e Ponte Preta/SP. Esta edição da Copa São Paulo contará com 128 clubes divididos em 32 chaves. A final será disputada no dia 25/01 (terça-feira), no Pacaembu, na capital paulista. O Flamengo é o atual campeão da competição.

Em 2016, o Ceará teve a melhor participação na Copinha, ficando entre as 14 melhores equipes do campeonato, vencendo o Santos, na 2ª fase, nas penalidades, e despachando o Joinville por 3 a 2, na 3ª fase. O Alvinegro se despediu da competição na 4ª fase, em tropeço para o Cruzeiro por 2 a 1.