Foto: Bruno Aragão/cearasc.com

No futebol, tratar da saúde bucal é tão importante quanto cuidar do restante do corpo. Consultas periódicas devem ser feitas também ao dentista para que os atletas atinjam melhores resultados dentro de campo. Pode não parecer, mas qualquer problema odontológico pode interferir no desempenho em campo. As avaliações servem para evitar, inclusive, a não absorção de nutrientes importantes para a prática saudável de atividade física. 

Um atleta de alto rendimento, que sofre com a falta de um dente, por exemplo, pode ter dificuldade na mastigação e, assim, resultar em limitação na capacidade do organismo de utilizar os nutrientes na produção de energia, afetando diretamente no comportamento muscular. Além disso, a respiração tende a ficar prejudicada, o que pode dificultar atividades de alta intensidade, resultando em uma performance inferior à capacidade máxima de seu potencial.

Para o Dr. Antônio Teixeira , dentista do clube, o principal objetivo da odontologia do esporte é a prevenção de complicações bucais (infecções odontogênicas) que possam interferir no desempenho do atleta. "No primeiro momento, foram realizadas avaliações clínicas para poder verificar a presença destas infecções. Também foram feitos exames de imagens para auxiliar e complementar as avaliações clínicas, o diagnóstico e o planejamento terapêutico das doenças (cárie e lesões de canal) e dos ossos da face", esclareceu o dentista.