(Foto: Marcelo Vidal/CearaSC.com)

Da comunicação Ceará SC

São 20 clubes, 38 rodadas, contabilizando um total de 380 jogos, com times de todo o Brasil duelando na busca de um objetivo traçado; esse é o Campeonato Brasileiro. Em um país grande como o Brasil, uma das coisas mais importantes para um time é a organização e planejamento dos profissionais que são responsáveis pelo desempenho dos atletas.

Conversamos com a nutricionista do Ceará Sporting Club, Camila Mazetto, responsável pelo acompanhamento nutricional de todo o elenco alvinegro, e por preparar a logística do grupo de forma minuciosa quando o Vozão joga fora da capital cearense. Além da ótima infraestrutura, ela conta também com a ajuda de seu auxiliar Walter César e a estagiária Mariana Fontenele, e a equipe que prepara as refeições.

A maior dificuldade enfrentada é lidar com as viagens mais longas, que geram um tempo de espera grande, por isso que todo o trabalho é feito para que nenhum jogador realize as refeições fora do horário correto.

“Quando o time viaja para jogar fora de casa, precisamos preparar uma logística que comporte até 7 horas de viagem em um único dia. Os atletas já saem do clube alimentados. Em viagens mais longas, levam kits com lanches, e suplementos. Os hotéis que o time se hospeda em outros estados são especializados em atender clubes de futebol, então sabem que devem seguir o cardápio que passamos à risca”, disse a nutricionista alvinegra.

De acordo com a profissional, é fundamental que os jogadores façam suas refeições com 3 a 4 horas de intervalo nos deslocamentos do time para outras regiões do Brasil. Para ter certeza que tudo será cumprido, Camila Mazetto, faz questão de acompanhar cada detalhe das viagens do Vozão.

“Eu entro em contato com a equipe do hotel pelo ao menos 10 dias antes de cada viagem. Repasso o cardápio e adapto a alimentação de todo grupo de acordo com a região que irão jogar. No voo da volta, os profissionais que fazem a recepção deles no outro estado, preparam um kit, orientados por mim, para que os jogadores não sofram nenhuma interferência em suas dietas”, afirmou Mazetto, que abriu um sorriso ao falar do assunto, “Fico feliz quando vejo que essa dedicação deles com a alimentação traz resultados positivos no condicionamento em campo, são como filhos para mim”, completou.