(Foto: Divulgação/CearaSC.com)

Na última quinta-feira, 26/09, o Ceará recebeu, em Porangabuçu, Maristela Kuhn, perita em gramados esportivos, para realização de consultoria junto dos departamentos de manutenção dos campos tanto da sede do clube quanto da Cidade Vozão.

Pela manhã, Maristela se reuniu, no Vovozão, com o corpo de profissionais que cuidam do tratamento do campo principal. Na oportunidade, observou quatro aspectos fundamentais da grama: saúde, umidade, compactação e tração. Orientou os colaboradores sobre boas práticas na irrigação, corte e adubação e aproveitou para recomendar instrumentos e máquinas que possam ajudá-los no acompanhamento das condições do solo e controle de pragas.

Pela tarde, foi a vez da Cidade Vozão recebê-la. No CT, o trabalho se estendeu por todos os cinco campos, onde observou as diferentes qualidades de grama e falou sobre os cuidados adequados a cada uma delas.

Quem é Maristela Kuhn

O currículo de Maristela fala por si só. Agrônoma com pós em gramados esportivos pela Universidade da Flórida/EUA, é ela a responsável por grandes arenas esportivas pelo país. Allianz Parque, Morumbi, Nilton Santos, Beira Rio e Olímpico Monumental, são apenas alguns dos estádios para os quais ela presta consultoria. Os dois últimos, aliás, são considerados por muitos os melhores gramados do país.

Pela CBF e pela Conmebol, a profissional atua na vistoria dos campos em que os jogos das confederações são realizados. Antes e durante a última copa do mundo no Brasil, Kuhn foi, também, o nome na Fifa à frente do assunto. Ela esteve presente em todas as praças onde houveram jogos em 2014, fazendo recomendações e acompanhando o trabalho de plantio, drenagem, irrigação e adubação nos estádios.

Aliás, foi ela mesma quem, na oportunidade, avaliou a qualidade do gramado principal do CT Luís Campos. À época, o campo recebeu a melhor nota dentre os visitados na capital, ficando à frente, inclusive, da Arena Castelão.

Fora do universo futebolístico, Maristela é responsável, também, por gramados de espaços esportivos diversos como campos de golfe e tênis em diferentes cidades do país.

Departamento de Comunicação - CSC