(Foto: Stephan Eilert/CearaSC.com)

Nos fundamentos desarmes e defesas o alvinegro de Porangabuçu tem sido destaque do Brasileirão. São dos atletas Fernando Sobral e Fabinho dois dos maiores números de desarmes pelo campeonato até a parada para a Copa América.

Juntos foram responsáveis por 48 desarmes, sendo 26 deles do volante Fabinho, o segundo colocado em um dos rankings que a CBF publicou nesse domingo. Logo abaixo, na quarta colocação vem Fernando Sobral.

Outro destaque de nosso plantel vai para o goleiro Diogo Silva, o segundo goleiro com maior número de defesas da temporada com 30 defesas, atrás apenas do goleiro Jordi com 43.

Além desses, o carioca Luiz Otávio, zagueiro alvinegro, é o quinto melhor atleta da séria A em números de bolas recuperadas com um total de 65.

Para Marcelo Segurado, executivo de futebol do Ceará Sporting Club, "o trabalho de preparo dos goleiros, encabeçado pelo nosso preparador Everaldo, reflete nos bons números de Diogo Silva". Ressaltando que os méritos de Diogo são méritos do trabalho com todos os goleiros, ele lembra: "quando Fernando Henrique precisou entrar, entrou, defendeu pênalti e foi decisivo também."

Sobre os números da dupla Fabinho e Fernando Sobral, ele comenta: "a formação tática e o modelo de jogo que o Enderson vem colocando vai fazer com que a gente tenha números expressivos em diversos fundamentos, desarmes sendo um deles", e destaca que "queremos estar entre os maiores finalizadores e artilheiros também. O trabalho que estamos fazendo está sendo assimilado pelo grupo, logo mais teremos bons índices em mais fundamentos."

Fabinho revela: "sempre procurei jogar para o time. É claro que quando você joga coletivamente, o individual aparece", e completa dizendo que "são números bastante expressivos. Num campeonato tão díficil como o Brasileiro, Série A, onde tem vários jogadores de qualidade, me destacar no principal fundamento da minha função, volante, é motivo de orgulho pra mim."

O Vovô retorna aos gramados em Julho. Devido à pausa para a Copa América, o Campeonato Brasileiro terá recesso de 30 dias.