O Ceará aparece entre os 20 melhores clubes do Brasil e é o 3º melhor time do Nordeste
(Foto: Christian Alekson/CearaSC.com)

Em nova pesquisa realizada pela Pluri Consultoria, que calculou a pontuação de clubes do mundo inteiro, o Ceará aparece entre os 20 melhores clubes do Brasil e é o 3º melhor time do Nordeste. A pesquisa foi dividida em duas formas: pontuações obtidas apenas em 2013 e a soma dos pontos durante os seis últimos anos.

De acordo com o relatório da Pluri, a pesquisa foi desenvolvida com 1720 clubes de 114 países. Os parâmetros para as pontuações foram baseados nas participações em campeonatos nacionais de 1ª e 2ª divisões, Mundial de Clubes, Copas e Recopas Nacionais e Continentais. No Nordeste, apenas Sport/PE e Vitória/BA estão na frente do Ceará. Cada país pesquisado possui algoritmos de cálculo diferenciados, baseado na disparidade do nível das competições realizadas em cada nacionalidade.

Em 2011, o Alvinegro teve participação na Copa Sulamericana e em decorrência disso, obteve 12 pontos, de acordo com o relatório do ranking Pluri. Para o presidente do Ceará, Evandro Sá Barreto Leitão, o resultado da pesquisa revela a importância com que torcedores, diretoria e demais alvinegros têm dado ao clube.

“Ficamos felizes com isso, pois demonstra que estamos no caminho certo. O trabalho deve continuar mais forte ainda. Queremos continuar crescendo sempre e o nosso desejo é que o Ceará melhore cada vez mais nas pesquisas que envolvem o desempenho da agremiação e também dos nossos torcedores, que são os principais responsáveis para o nosso fortalecimento”, disse Evandro.