Quem balançou as redes foi o artilheiro Assisinho, que teve grande atuação
(Foto: Bruno Gomes / Diário do Nordeste)

O momento decisivo do Campeonato Cearense 2015 começou e o time do Ceará Sporting Club saiu na frente na busca por uma das vagas na grande Final da competição. Na noite deste sábado, 04/04, o Alvinegro enfrentou o Guarani (J), no estádio Romeirão, em Juazeiro do Norte/CE, e venceu por 1 x 0. Quem balançou as redes foi o artilheiro Assisinho, que teve grande atuação e foi premiado com um belo gol na etapa final da partida. O resultado dá ao Vovô a vantagem de avançar à decisão com um empate e até com uma derrota por 1 x 0, no jogo de volta.

O jogo começou muito disputado, com as duas equipes se estudando em campo e sem grandes emoções. A primeira finalização veio somente aos 14 minutos, quando Ricardinho cobrou falta colocada e obrigou o goleiro Fábio a fazer boa defesa. Na sequência, Wescley pegou rebote e tentou o chute, mas foi travado.

Na metade da etapa inicial, o Guarani de Juazeiro assustou na bola aérea. O zagueiro Paulo Ricardo tentou duas vezes de cabeça, mas não conseguiu acertar a meta e desperdiçou. Enquanto isso, o Vovô apostava na velocidade e habilidade de Assisinho para levar perigo. O camisa 11 trabalhou bem pelo lado esquerdo do ataque, mas sofreu com a marcação do adversário, que muitas vezes chegou com força excessiva.

Aos 41 minutos, Assisinho arriscou de fora da área e viu o goleiro Fábio fazer a defesa. Na sequência, William recebeu cruzamento de Ricardinho e tentou o desvio de cabeça, mas não conseguiu marcar. Aos 44 minutos, Gilvan recebeu cruzamento na área e fez o desvio de cabeça, porém, o camisa 1 do Guaraju segurou firme. No último lance de perigo da etapa inicial, Moré arriscou de longe, mas Luís Carlos fez a defesa.

Na etapa final, com Tiago Cametá na vaga de Samuel Xavier, o jogo começou com o mesmo panorama, com os dois times fazendo uma partida truncada e com poucas oportunidades ofensivas, no entanto, o Ceará mostrava ter mais qualidade e buscava mais o campo ofensivo. Aos 12 minutos, Tiago Cametá sentiu dores na coxa e saiu para a entrada de Jean Cleber.

Com a forte marcação, os dois times passaram a apostar nos chutes de fora da área. Sandro Manoel arriscou e mandou nas mãos do goleiro, enquanto a resposta do Guarani de Juazeiro veio com Leylon, que finalizou para fora. Com 19 minutos, o técnico Silas colocou Marinho em campo, na última substituição do time.

Com 23 minutos de jogo, Marinho recebeu ótimo passe de Assisinho e cruzou para a área, no entanto, a defesa fez o corte no momento em que William chegava para concluir. A resposta dos donos da casa veio com Moré, que aproveitou cruzamento na medida, mas cabeceou por cima. Com muita movimentação em campo, Assisinho mostrava que o dia seria de alegrias e aos 31 minutos, após deixar dois marcadores para trás, o camisa 11 chutou rasteiro e Fábio defendeu.

O gol da vitória saiu somente aos 33 minutos, quando Ricardinho cruzou da direita e mandou na cabeça de Assisinho, que subiu absoluto na área e finalizou no contra-pé do goleiro, fazendo 1 x 0 no marcador. O gol animou a equipe alvinegra, que passou a criar mais chances. William, por duas vezes, quase marcou. Na primeira chance, o camisa 9 chutou rasteiro e mandou para fora. Na sequência, o centro-avante tentou aproveitar cruzamento de Marinho, mas foi travado.

Precisando do empate, o Guarani de Juazeiro se lançou ao ataque e quase empatou aos 44 minutos, quando Lalá chutou forte e mandou por cima do travessão. No lance seguinte, Marinho puxou contra-ataque e chutou rasteiro, obrigando Fábio a defender. Depois disso, os alvinegros só esperaram o apito final, que deixou o Mais Querido com uma boa vantagem para o jogo de volta, a ser realizado no próximo dia 19/04 (domingo), no Castelão.

Agora, os alvinegros voltam seus pensamentos para o compromisso diante do Vitória/BA, em partida válida pela semifinal da Copa do Nordeste 2015. O grupo volta de viagem neste domingo, 05/04, mas a reapresentação geral será somente na próxima segunda-feira, 06/04, no período da tarde. O jogo contra os baianos será na Arena Castelão, às 22 horas de quarta-feira, 08/04.

Saiba mais sobre o jogo entre Guarani (J) 0 x 1 Ceará: http://vozao.net/1xQUjDc.