Mauro Jefferson / Cearásc.com

Na última quinta-feira, 22/03, no protocolo de abertura da partida contra o Floresta, o elenco alvinegro entrou em campo acompanhado de membros da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Maracanaú (APAE). A iniciativa promoveu encontro de atletas e educandos em referência ao Dia Internacional da Síndrome de Down, 21/03. Como já é costume, nessa data, o Ceará Sporting Club sempre promove ações com instituições que abraçam essa causa.

Para Charlenny, coordenadora da instituição APAE, investir na conscientização de uma sociedade que luta contra o preconceito e almeja a inclusão social, nos dias de hoje, é muito importante. "O Ceará trabalhou muito bem nessa inclusão. Os pais das crianças e outros voluntários da instituição se emocionaram ao ver a alegria das crianças e adolescentes. Trabalhamos diariamente com pessoas excepcionais. Não é um trabalho fácil, além de educá-los, temos que ensiná-los a entender o preconceito. Hoje, algumas barreiras estão sendo quebradas. Isso que está acontecendo aqui, no Estádio Presidente Vargas, é algo que nos engrandece e nos faz crer que estamos no caminho certo. Agradecemos de todo o nosso coração o carinho e o respeito que o Ceará teve conosco”,  disse Charlenny.

Portadores da Síndrome de Down são conhecidos, carinhosamente, como “cromossomo do amor”. A deficiência é um distúrbio de causa genética, que possui um cromossomo a mais, o 21. A síndrome é identificada logo no nascimento do bebê e leva esse nome em homenagem a Jonh Langdon Down, médico britânico que descreveu a causa no ano de 1862.

A ação com membros da APAE aconteceu na partida entre Ceará 2 x 0 Floresta, na última quinta-feira, 22/03, no Estádio Presidente Vargas.