(Foto: Christian Alekson/CearaSC.com)

O próximo desafio do Ceará no Campeonato Brasileiro Série B será neste sábado contra o Paraná. Até agora, as duas equipes já se enfrentaram 16 vezes, sendo 3 vitórias alvinegras, oito empates e cinco derrotas. Nos domínios do tricolor paranista, o Alvinegro ainda não conseguiu vencer. Conquistar os três pontos na Vila Capanema, não só quebraria um tabu de oitos jogos, mas distanciaria ainda mais o Vovô do próprio Paraná, adversário direto pela proximidade da zona de acesso.
A última partida entre cearenses e paranaenses foi em 2015, em um domingo, 23 de agosto. Em um jogo repleto de emoções, o Alvinegro, precisando se reerguer na tabela da Série, conseguiu sair vitorioso. Depois de Júlio César abrir o marcador no Castelão e Victor Luís fazer um golaço, o Ceará acabou o primeiro tempo na frente: 2 a 1. O segundo tempo já começou em ritmo frenético. Logo aos cinco minutos, Carlão empatou para o Tricolor.

O Paraná conseguiu a virada aos 24’ e ficou à frente no placar até os 44 minutos da última etapa. Muitos torcedores já deixavam o Castelão, quando Fabinho acertou um chutaço de fora da área, sem chances para o goleiro Marcos. O jogo iria até os 49’; o Vozão acreditou. Aos 46’, em cobrança de escanteio, Victor Luís achou Rafael Costa, que subiu mais alto que todos e testou para marcar o gol da vitória alvinegra. Foi um jogo memorável, uma virada inesquecível.

Outro jogo entre Ceará e Paraná que o torcedor não deve esquecer aconteceu há sete anos. Era a 25ª rodada da Série B. O Vovô era o quarto na tabela o Tricolor queria se distanciar da zona de rebaixamento. Aos 41’ do primeiro tempo, após cruzamento de João Paulo, o atacante Wellington Silva usou a mão para marcar o gol. Os jogadores alvinegros partiram para cima do árbitro Charles Ferreira. A assistente até levantou a bandeirinha, sinalizando a infração, mas o juiz validou o gol mesmo assim. O Ceará perdeu aquele jogo, mas o discurso do técnico PC Gusmão após o fim da partida dava a certeza do retorno à Série A. “Eu garanto que nós vamos subir. Contra tudo e contra todos”, taxou o treinador.

Uma vitória no jogo do próximo fim de semana, além de afastar o Vovô do quinto colocado, também o coloca na disputa direta pela primeira posição, na última partida do primeiro turno. Isso porque o Ceará encara o Vasco na 18ª rodada. Paraná e Ceará se enfrentam neste sábado, 30/07, às 19 horas, na Vila Capanema.

Israel Simonton
Assessor de Comunicação
(85) 3023-9040 / 3023-4544
[email protected]