(Foto: Divulgação/CearaSC.com)

O planejamento não pode parar. No último sábado, 25/11, o jogo entre Ceará 1 x 0 ABC encerrou a temporada de competições profissionais do Ceará S.C. Os atletas, obviamente, e boa parte da comissão técnica ganham férias de um mês. Sem perder tempo, alguns jogadores já saem da Arena Castelão para o aeroporto. Os destinos variam muito e podem ir de Jericoacoara a Disney, na Califórnia.

Mesmo com início de pré-temporada marcado somente para o dia 26/12 (terça-feira), alguns departamentos do Clube não param, e, mais do que isso, continuam trabalhando a pleno vapor já planejando ações para o próximo ano. O Vovô tem pela frente, agora, as disputas do Estadual, Brasileirão Série A, Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Taça Fares Lopes. Sim, para o Ceará 2018 já começou. Confira o que acontece no Clube neste período sem jogos.

DEPARTAMENTO DE FUTEBOL
Em todo o fim de temporada, as reuniões sobre rescisões, renovações e contratações se multiplicam. A fase de estudo de atletas já começou bem antes do término da Série B. Uma das ideias é manter o técnico Marcelo Chamusca, e o gerente de futebol Marcelo Segurado. Do atual elenco, 22 atletas têm vínculos com o Clube que se encerram até o fim de 2017. Nas próximas semanas, a diretoria do Alvinegro deve anunciar novos nomes do plantel de 2018. 

FISIOLOGIA, MÉDICO E NUTRIÇÃO
Os atletas estão de férias, mas isso não quer dizer que estão desacompanhados. O planejamento de treinos e controle de peso para o período sem treinos e jogos é feito com antecedência. Atendendo às individualidades de cada atleta, a recomendação é que os trabalhos físicos no período de recesso sejam realizados pelo menos duas vezes na semana e semelhantes aos ofertados no dia-a-dia de Porangabuçu. A cobrança é mais incisiva nos atletas que sofreram alguma lesão mais grave durante o ano. O acompanhamento médico para jogadores recém-operados acontece com horários marcados. Com o objetivo de manter o percentual de massa magra, alguns atletas levam para casa a suplementação específica. São realizadas várias reuniões de planejamento para a pré-temporada: quais os testes serão realizados no retorno do grupo e quais as melhorias estruturais (equipamento, espaço e tecnologia) que podem ser feitas para os setores. Celulares ligados: os profissionais desses departamentos permanecem disponíveis (pelo celular) para eventuais esclarecimentos aos atletas.

CATEGORIAS DE BASE
Na Cidade Vozão, o time Sub-13 continua cumprindo calendário de treinamentos até o fim de novembro. As categorias Sub-15 e 17 permanecem em treinos por conta da disputa da Copa Terra do Sol, competição que acontece de 2 a 10 de dezembro em Fortaleza, e reúne 56 equipes nordestinas. Já classificado para as oitavas-de-final da Copa Seromo, o Ceará Sub-20 continua em ritmo intenso de preparação também para a Copa São Paulo, campeonato nacional que conta com 128 equipes inscritas e abre o calendário de competições nacionais em 2018. O Vovozinho divide o Grupo 25 Com São Bernardo, Rio Branco e São Caetano.

FINANCEIRO, ADMINISTRATIVO E JURÍDICO
As áreas administrativa e jurídica funcionam normalmente. Sofrem redução de efetivo somente o departamento pessoal e recursos humanos. Basicamente, as atividades do setor são centralizadas nos fechamentos de folha de pagamentos, rescisões contratuais e fechamento de contabilidade. O departamento jurídico também faz as análises dos termos contratuais de jogadores que chegam de outros clubes.

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Até o restante do fim do mês, a assessoria de imprensa do Clube ainda agenda algumas poucas entrevistas exclusivas presenciais com atletas ou membros de comissão técnica que não viajaram ainda, além de fornecer informação sobre contratações, montagem de elenco e futuras competições. Por conta do período de descanso, entrevistas por telefone estão praticamente descartadas. No site do clube, é feito um pente fino em todas fichas técnicas dos jogos do Ceará em 2017. Todas as partidas devem conter escalações completas dos dois times, comissão técnica alvinegra, minuto dos cartões do jogo, substituições e gols, galeria de fotos do duelo e matérias relacionadas. Além disso, são anexados à página do jogo borderô e súmula daquele confronto. Sem muito tempo sobrando, o setor de marketing também auxilia em várias atividades: renovação de identidade visual das peças para 2018, planejamento de campanha mensal e anual; produção do documentário do acesso; campanha para o programa de sócio-torcedor; gerenciamento das mídias sociais; comprovações mensais dos patrocinadores; produção de conteúdo para o Vozão TV, criação de promoções para e site e redes sociais; e captação de novos patrocinadores.