Foto: Mauro Jefferson/cearasc.com

Não à toa reconhecemos a torcida do Vozão como maior patrimônio do clube. Independente do momento e colocação na tabela, os torcedores do Alvinegro estão sempre marcando presença no Estádio Presidente Vargas ou na Arena Castelão. Após as rodadas deste fim de semana, O Ceará aparece, em levantamento do site globoesporte.globo.com, com a 5ª melhor média de público pagante no Campeonato Brasileiro.

Atrás apenas de Flamengo, São Paulo, Palmeiras e Corinthians, o Vovô figura, no quesito, à frente de outros grandes clubes tradicionais na Série A, como Internacional, Grêmio, Fluminense, Santos, Vasco e Botafogo. Nenhum outro clube representante do Nordeste colocou mais gente nos jogos do Brasileirão que o Ceará. No ranking, o Bahia aparece em 9º, o Sport, em 12º, e o Vitória vem logo atrás, na 18ª posição. 

Desde o retorno do campeonato, após pausa para a Copa do Mundo, o Ceará vem mandando os jogos no PV. Com capacidade máxima para pouco mais de 20 mil torcedores, toda partida conta com casa cheia. O "Caldeirão Alvinegro" feito pelos alvinegros é mais uma arma contra equipes adversárias. Com arquitetura funcional e formato compacto, sem fosso de separação da arquibancada, a torcida fica bem perto do campo de jogo.

“Para nós, torcedores, o PV é um estádio que a gente sente o elenco bem mais próximo. A gente sabe que a pressão em cima do adversário é enorme, por isso temos que fazer a nossa parte na arquibancada. Nesses últimos quatro jogos, quem veio jogar aqui não teve vida fácil. Estamos vendo o Ceará evoluir na competição e isso é motivo de comemoração. Podem ficar tranquilos, que apoio não vai faltar. Seja no PV, no Castelão ou em qualquer outro estádio", garantiu o torcedor Igor Setubal.

Na tabela, a combinação entre estádio cheio, pressão no adversário e evolução tática do time vem dando certo. O Vovô deixou a lanterna da competição, é o 18º colocado e está a três pontos de sair do Z4. Nos jogos em casa realizados no PV desde a retomada da Série A, o Ceará permanece invicto. Foram duas vitórias (Sport e Fluminense) e dois empates (Santos e Atlético/PR). Na próxima rodada do Brasileirão, o Ceará viaja ao Rio de Janeiro e enfrenta o Vasco, no Estádio São Januário.