(Foto: Divulgação)

O Ceará Sporting Club fará mais uma homenagem à equipe da Chapecoense. Desta vez, na decisão da Copa do Nordeste Sub-20, contra o Coruripe, em Alagoas. O uniforme do Vovô levará o escudo da Chape na parte central. Além disso, uma faixa com hashtag #ForçaChape será carregada pelos atletas, durante o protocolo de entrada dos times no campo do Estádio Gerson Amaral.

Na madrugada da terça-feira, 29/11, o avião que levava a equipe da Chapecoense para Medellín caiu a poucos quilômetros do aeroporto. No acidente, entre atletas, comissão técnica, jornalistas e tripulantes, 71 pessoas morreram. No meio das vítimas, três já haviam passado por Porangabuçu. O zagueiro Thiego, o atacante Kempes, além do comentarista Mário Sérgio, que comandou o Ceará em 2010. Após a tragédia, uma onda de solidariedade foi construída com várias manifestações de apoio a nível mundial. Em menos de 24 horas, a hashtag #ForçaChape alcançou mais de 2 milhões de compartilhamentos, se tornando no Twitter o assunto mais falado no planeta.

Para Christian Alekson, analista de marketing do Clube, atitudes como essa, além de engrandecer a memória dos envolvidos no acidente com a Chapecoense, são tentativas de confortar um pouco a dor de pessoas que tiveram perdas irreparáveis. Clubes do mundo inteiro se uniram em homenagens semelhantes, decretando luto e trocando as fotos dos perfis em redes sociais.

“Muitas pessoas ficaram abaladas com a tragédia; agora imagina nós, profissionais do futebol, que vivenciamos essa logística de trabalho quase todos os dias. Nós respiramos e vivemos esse ambiente, construímos amizades dentro dele, e isso vai além da instituição que a gente representa. É impossível não sentir o impacto disso tudo. Eu tinha amigos na Chape, mandei mensagens desejando sorte na final. No dia seguinte, acordar com aquela notícia trágica foi um baque sem tamanho. Sei o quanto foi difícil trabalhar naquele momento; mesmo assim, com a força de vários colegas de outros clubes, conseguimos nos mobilizar e realizar um trabalho coletivo em prol da Chapecoense”, declarou Alekson.

Pela partida final da Copa do Nordeste Sub-20, Ceará x Coruripe se enfrentam nesta segunda-feira, 12/12, às 19 horas (horário da capital cearense), no Estádio Gerson Amaral, em Alagoas. Os canais Esporte Interativo fazem a transmissão deste duelo. Até chegar à decisão da competição, o Vovô venceu as cinco partidas que disputou e pode ser campeão invicto. Na fase classificatória, o Alvinegro derrotou o Coruripe, Americano e o ABC. Na fase seguinte, em uma partida disputadíssima, foi a vez de vencer o Salgueiro por 4 x 3. Na semifinal, empate sem gols no tempo normal de jogo e cobrança de pênaltis. Destaque para o goleiro Esaú, que defendeu duas penalidades, garantindo o Mais Querido na final da Copa.