Foto: Stephan Eilert/cearasc.com

Por Comunicação Ceará SC

A campanha do Ceará na Série A do Campeonato Brasileiro vem deixando o seu torcedor feliz com o que vê em campo e, principalmente, fazendo com que ele possa sonhar em alçar vôos mais altos.

Uma análise do site Footstats apontou o Ceará como uma das equipes mais eficientes deste Brasileirão e demonstrou isso em dados. Quando falamos de números coletivos, o Ceará se destaca pelo equilíbrio entre ataque e defesa.

Quanto a ofensividade, o Mais Querido é, simplesmente, o mais letal. Em média, são 4,1 finalizações por partida, 17ª marca dentre as equipes que disputam o Brasileirão. Mesmo não finalizando tantas vezes quanto outros times, o Vozão consegue se equiparar com eles em quantidade de gols marcados. Até aqui, foram 19 gols, o que trás uma média de 1,36 gol por jogo. Se fizermos a divisão entre finalizações por jogo e gols marcados, chegaremos a um resultado de, aproximadamente, 3 finalizações para marcar um gol, melhor média dentre todos os 20 clubes da Série A.

Na defesa, essa excelência se mantém. O Ceará é o 13ª time que mais recebe finalizações contra seu gol, mas consegue impedir que a esmagadora parte dessas finalizações se transformem em gol. São, em média, 5 finalizações sofridas por jogo e uma média de só 0,93 gol sofrido por partida. A divisão dos dois números mostra uma média de 5,4 finalizações para que o Vozão sofra um gol, 4ª melhor marca da competição.

Quanto aos números individuais, os bons números são tão significativos quanto os coletivos. Jogadores como Luiz Otávio, Ricardinho e Thiago Galhardo são citados como alguns dos principais nomes de suas respectivas posições.
No caso dos zagueiros do Brasileirão, Luiz Otávio é o 3º que mais desarma e que mais intercepta passes. Também é o 6º em rebatidas e 8º em finalizações bloqueadas de seus adversários.

Já nosso camisa 8 tem sido um dos grandes volantes deste campeonato e os números não mentem. Ricardinho é o 2º em sua posição que mais finaliza, em lançamentos e em assistências. Mesmo não sendo um jogador que faça tantos desarmes, Ricardinho é o 3º volante que mais bloqueia finalizações, mostrando que é importante também no momento defensivo do Vozão.

Outro nome destacado foi o de Thiago Galhardo. Artilheiro do Ceará no campeonato e atleta deste elenco que mais fez gols, tem um destaque ainda maior. Galhardo é o 1º de sua posição em vários dos quesitos analisados. O camisa 89 é o meia de mais finalizações certas, principal artilheiro entre os jogadores da posição, além de ser o jogador dentre todos os atletas que disputam o Brasileirão que precisa de menos finalizações para marcar um gol. Em média, a cada 3 finalizações, comemoramos um gol de Galhardo.

Números como este mostram, apenas, como o desenvolvimento do Ceará tem dado resultados. Hoje, o Mais Querido está entre os maiores times do cenário nacional e consegue ser protagonista em um meio tão concorrido. A medida que este desempenho se mantenha, será cada vez mais natural vermos análises positivas como esta.