Ceará Sporting Club

Voltar
16/08/2016 - DEPARTAMENTO MÉDICO (DM)

Zagueiro Sandro confia em breve recuperação

A cirurgia para recuperação do zagueiro Sandro, que sofreu uma fratura na tíbia direita (maior osso da perna, popularmente conhecido como osso da canela) está marcada para esta quinta-feira(18/08). O procedimento cirúrgico foi indicado depois da avaliação do exame de imagem realizado pelo departamento médico alvinegro com o atleta.

"O exame de controle mostrou a fratura consolidada. O atleta retornou aos jogos e treinos, mas devido à circunstâncias da perna dele, voltou a sentir a fratura por estresse. A gente fez uma reunião com todo o departamento médico e decidimos que a melhor opção agora é o tratamento cirúrgico", disse o Dr. Henrique Bastos, chefe do DM alvinegro.

"Quando soube que ia operar fiquei triste por não poder jogar, mas também tranquilo, pois sei que é a melhor forma que os médicos do Clube encontraram para minha recuperação. Tenho recebido total apoio desde a primeira vez que senti a contusão e fiquei em tratamento no começo da temporada. Vou fazer tudo para voltar a jogar ainda esse ano e ajudar meus companheiros a lutar pelo acesso à primeira divisão. Tem coisas que nos pegam de surpresa, às vezes ruins, mas o equilíbrio tem que existir sempre, sem esquecer dos seus sonhos, pra quando meus filhos crescerem terem um exemplo pra eles enfrentarem as dificuldades", afirmou o zagueiro alvinegro.

Saiba mais:

A fratura da tíbia é a ruptura do osso maior da perna. O osso da tíbia é localizado na frente da perna. A tíbia articula-se com o fêmur ao nível do joelho, ao nível do tornozelo articula-se com a fíbula e o tálus. A fratura pode ocorrer durante certas atividades esportivas como um salto, que provoca uma força de impacto na parte anterior e interior da perna e no tornozelo. Quando este trauma excede a resistência do osso, pode resultar em uma ruptura do osso. Esta lesão é conhecida como a fratura da tíbia. No exame de imagem do zagueiro Sandro foi diagnosticada uma fratura por estresse, devido aos microtraumas repetitivos.

A cirurgia e o tratamento:
Uma fratura fechada, simples, pode ser tratada com uma haste intramedular. O tempo aproximado da cirurgia é de 2hrs.
A tíbia é um osso que cura lentamente porque existem certas áreas pouco vascularizadas.
A recuperação pode durar de 3 a 5 meses para a cicatrização óssea, com base na gravidade da fratura.

A fixação intramedular é a forma atual mais popular de tratamento cirúrgico para fraturas da tíbia com a haste intramedular. Durante este procedimento, uma haste de metal especialmente projetada é inserida a partir da frente do joelho para baixo no canal medular da tíbia. A haste passa através da fratura para mantê-lo na posição correta durante a cicatrização.

Vantagens da haste intramedular de tíbia.
A Haste Intramedular permite uma fixação estável e forte. O atleta pode em geral pisar com apoio sobre o membro fraturado
e fixado com uma haste intramedular. A técnica também torna mais provável que a posição do osso obtido no momento da
cirurgia seja mantido quando comparado com a placa ou a fixação externa. 

Veja o site completo

Ceará Sporting Club

Avenida João Pessoa, 3532 - Porangabuçu,
Ceará - Fone: 85 3038-8080

© 2023 Ceará Sporting Club.
Todos os direitos reservados.